Hormônio juvenil pode ser chave no controle do pulgão-do-algodoeiro
Estudo indica como sinalização hormonal interfere na morfologia e capacidade reprodutiva das fêmeas aladas de Aphis gossypii
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS) emitiu um alerta para a chegada de uma massa de ar polar entre os dias 27 de maio e 5 de junho, com possibilidade de geadas localizadas no Estado. As temperaturas mínimas podem variar entre 5 °C e 9 °C, com risco maior em municípios próximos à fronteira e com solo mais úmido. O fenômeno pode prejudicar lavouras de milho em estágios sensíveis de desenvolvimento, como VT, R1, R2 e R3, que representam mais de 60% da área cultivada.
Segundo levantamento do Projeto Siga-MS, executado pela Aprosoja/MS, as lavouras nas regiões nordeste, norte, oeste e sudoeste do Estado — que correspondem a 44% da área plantada — apresentavam até 16 de maio condições predominantemente boas. Já as regiões centro, sudeste, sul-fronteira e sul, responsáveis por 56% da área, demonstram maior preocupação devido ao déficit hídrico e menor desempenho.
Para a Aprosoja/MS, mesmo que os impactos severos não sejam esperados, o alerta meteorológico exige atenção dos produtores. A entidade reforça a importância de monitoramento constante, planejamento agrícola baseado em dados e estratégias para mitigar perdas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura