Com preços elevados, produtor de soja retoma negociação
Os atuais patamares elevados de preços estimulam sojicultores a comercializarem o produto remanescente da safra 2018/19 e os poucos volumes já disponíveis da temporada 2019/20
A partir desta segunda-feira (20/01) os produtores rurais da Metade Sul do estado am a ter uma nova opção de financiamento. A Referência Agroinsumos, com sede em Dom Pedrito, concretizou a primeira operação estruturada de crédito no estado. Desse modo, os recebíveis emitidos pelos produtores são transformados em títulos negociáveis no mercado financeiro.
Os recebíveis, como R (Cédula do Produtor Rural), Notas e Debentures Rurais, arão a ser negociáveis ao arem para títulos como CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), que são líquidos e de lançamento no mercado financeiro. Esta é uma forma moderna para buscar recursos para o financiamento na compra de insumos, sem a utilização de bancos comerciais. A captação é feita de forma direta, aproximando o investidor do produtor rural, tendo a Referência Agroinsumos como elo dessa transação.
Entre as motivações que levaram a Referência Agroinsumos a realizar a operação, três são destacadas. A primeira é a parceria com o produtor. Historicamente a região sempre apresentou índices muito baixos de inadimplência, chegando próximo do zero. As perdas nos últimos anos por problemas climáticos acabaram por tirar de muitos produtores o o ao crédito tradicional. A empresa acredita nos seus clientes e na relação construída ao longo dos anos. Assim, tem buscado alternativas para viabilizar a continuidade da produção.
A situação econômica dos municípios onde atua também motivou a ação. A região é dependente do agronegócio. A queda na produção, consequentemente, iria abalar a economia dessas cidades, sendo ruim para todos. Por isso, a busca por alternativas que garantam a manutenção da produtividade. A empresa tem a consciência de que faz parte do processo e optou por fazer sua parte para manter a economia local.
E o terceiro ponto está na evolução do perfil da empresa. Ao atuar direta e abertamente no mercado financeiro, a Referência Agroinsumos se credencia para participar de uma outra atmosfera de relações empresariais. Ela demonstra aos clientes e parceiros capacidades gerencial e organizacional diferenciadas, que é necessária para a atuação no mercado financeiro.
O diretor Comercial da Referência Agroinsumos, Homero Quadros, lembra que a empresa já atua no financiamento de produtores. Entretanto, essas ações acontecem em parceria com empresas multinacionais, o que limita a determinados grupos de produtos. “Isso nos levou a fazer o CRA. Queremos levar ao produtor uma maior variedade de insumos. Começamos em 2006, e nossa praça é muito boa, o histórico sempre foi excelente, o que nos dá a segurança para a operação”, avalia.
Além da sede em Dom Pedrito, a empresa ou por uma expansão nos últimos três anos, abrindo filiais em Rosário do Sul, Bagé, Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Maria. Em abril de 2020 será inaugurada uma loja em Alegrete. “Em 2020 atuaremos em boa parte da Metade Sul do estado”, afirma o empresário.
No total, a Referência Agroinsumos atende 43 municípios da região em um mercado potencial de 440 mil hectares de arroz e 1,1 milhão de hectares de soja. A construção da operação estruturada de crédito pela Referência Agroinsumos aconteceu com a assessoria da Agromoney – Assessoria Econômica junto a Ecoagro Securitizadora de Direitos Creditórios.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura