Ocorrência de geada em MS pode prejudicar lavouras de milho
Massa de ar polar deve chegar ao estado entre os dias 27 de maio e 5 de junho
Uma versão atualizada do mapa de aptidão agrícola das terras do Brasil está disponível gratuitamente na plataforma da Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa (GeoInfo) e na plataforma tecnológica do PronaSolos, na aba Zoneamentos/Interpretações. Em escala um para 500 mil (1:500.000), a tecnologia indica, em nível regional, o potencial das terras para uso com lavouras, em três níveis de manejo, ou para usos menos intensivos, com pastagem plantada, silvicultura ou pastagem natural.
O ativo cartográfico subsidiará o direcionamento de políticas públicas relacionadas ao uso da terra e tomada de decisão, em escala regional, para conservação e sustentabilidade da atividade agrícola. A atual versão é apresentada como uma segunda aproximação, ainda devendo ar por mais uma etapa de revisão e aprimoramento para complementação e melhor adequação das informações disponibilizadas.
Os estudos que resultaram na classificação da aptidão agrícola em todas as regiões brasileiras foram desenvolvidos por pesquisadores da Embrapa Solos (RJ) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com aporte financeiro do Ministério da Agricultura (Mapa).
O novo mapa de aptidão agrícola das terras do Brasil será apresentado na solenidade de 50 anos da Embrapa Solos, nesta quarta-feira (28/05), a partir das 9h30, no Teatro Ecovilla Ri Happy – Sala Tom Jobim, na Rua Jardim Botânico, 1008, Rio de Janeiro (RJ).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura